Qui, 17 de janeiro de 2019, 16:08

Egressos se destacam em mais um exame do CFC
Próxima prova será realizada em março deste ano

Os dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na edição do Exame de Suficiência de 2018, mostram que a Universidade Federal de Sergipe continua entre as melhores colocações no país. No Brasil, apenas 30,16% dos bacharéis foram aprovados no exame, que exige, pelo menos, nota 5 para aprovação. A UFS conseguiu superar a média nacional com uma aprovação maior que 50%. O campus de São Cristóvão obteve 59% de aprovação e o de Itabaiana 56%.

“Somos o melhor do estado. A gente está, juntamente com o campus de Itabaiana, com uma aprovação de 51% [aproximadamente]”, diz o professor do Departamento de Ciências Contábeis de São Cristóvão, Huang Chien.

Huang atribui o bom resultado principalmente aos estudantes. “Eu acho que esse resultado é mais do aluno, do comprometimento dele em fazer a prova. Depois da instituição que ofereceu o material, o subsídio, o raciocínio lógico para ele desenvolver e se sair bem nas provas”, conta.

O professor Huang acredita que o as alunos são os maiores responsáveis pelo bom resultado da UFS no exame (Foto: Paulo Marques/bolsista Ascom UFS)

Ainda segundo o professor, esse resultado mostra a importância da educação pública para a sociedade sergipana. “A gente está aqui para formar os melhores profissionais para o mercado. Sem sombra de dúvida, o papel da UFS, não só na contabilidade, mas em todas suas disciplinas, tem essa preocupação de sempre formar os melhores profissionais”, comenta.

Para Huang, essa certificação é importante para a área profissional. “É, de certa forma, um filtro entre os que realmente conhecem um pouco mais e os que conhecem um pouco menos. Nesse aspecto, trouxe uma valorização do papel do contador, já que agora tem um exame que valoriza os estudantes que se dedicaram quatro anos para fazer a prova e passar”, complementa.

Sobre o exame

A contabilidade já é a segunda área profissional regulamentada a possuir um exame de comprovação de conhecimentos como pré-requisito para exercício da profissão. A primeira, mais conhecida, é a área do Direito, que adotou o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como obrigatória na advocacia.

De acordo com o site oficial do CFC, a aprovação no Exame de Suficiência é condição obrigatória para que os bacharéis em Ciências Contábeis possam requerer o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Desde que foi instituído, em 2010, o exame já aprovou mais de 189 mil profissionais da contabilidade.

São aplicados dois exames a cada ano. Depois de aprovado, o bacharel precisa realizar seu registro profissional em qualquer CRC num prazo máximo de um ano. O próximo exame será aplicado em março de 2019.

Para saber mais, acesse o site do CFC.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qui, 17 de janeiro de 2019, 16:16