Sex, 22 de dezembro de 2017, 16:37

Divulgado o relatório de prestação de contas do NTI - 2017
O documento apresenta informações acerca dos investimentos, projetos e atendimentos que foram realizados na UFS em 2017.
Arte: Assessoria NTI

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) torna público o relatório de prestação de contas de 2017. O relatório contém informações acerca dos investimentos que foram realizados na Universidade, os projetos executados e os benefícios de cada um deles, além dos atendimentos que foram efetuados ao longo de 2017 na Universidade Federal de Sergipe.

Investimentos

Já no fim de 2016 a UFS adquiriu um sistema de Storage com o intuito de expandir a capacidade de armazenamento de informações, somando-se a ele mais duas outras aquisições foram feitas: um sistema moderno de segurança de redes (firewall) e um conjunto de Acess Points para substituir o atual sistema WI-FI da UFS.

Projetos

Em 2017 foram realizadas as implementações do Active Directory (AD) e nuvem privada UFS, do novo sistema de telefonia (VOIP), do novo sistema de segurança (firewall), da rede sem fio (Eduroam), dos processos eletrônicos e do Outsourcing de impressão.

Sistemas

Neste ano, entrou em funcionamento o Comitê de Tecnologia da informação (CTIn) que teve como papel principal definir as prioridades institucionais relacionadas ao desenvolvimento e manutenção de sistemas. Ao todo mais de 30 projetos* de software foram submetidos a avaliação. Em números, no ano de 2017, o NTI entregou R$ 700.695,00 em software para demandas institucionais e temos em desenvolvimento R$ 640.060,00.

*A lista completa pode ser conferida no arquivo do relatório disponibizado ao fim da matéria.

Atendimentos

O atendimento ao usuário do NTI é dividido nas três coordenações. Sendo assim, existe atendimento para manutenção e dúvidas de sistemas, para suporte de equipamentos e para outros serviços, como e-mail, AD, redes, etc.

Os atendimentos são ligados a chamados que são feitos via sistema ou a telefonemas que são realizados para o NTI. Em 2017, o número de atendimentos foi muito expressivo, passando de 5000, o que dá uma média de mais de 20 chamados por dia útil.

Projeções para 2018

Em 2018, segundo o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC), o NTI dará continuidade ao projeto de AD e nuvem privada, tal como iniciará os projetos de melhoria de segurança eletrônica do campus, controle patrimonial com RFID, salas de aula inteligentes, virtualização de laboratórios de informática e SIG mobile. Além disso, iremos desenvolver os projetos institucionais que não foram implementados em 2017.

Tudo isto mostra que ao utilizar a TI de forma estratégica e aplicada ao negócio UFS poderemos ter uma taxa de retorno bastante significativa, impulsionando a universidade a patamares mais altos em termos de eficiência no ensino, na pesquisa e na extensão.

Relatório completo disponível em: https://goo.gl/xxnjmo

Atualizado em: Sex, 22 de dezembro de 2017, 16:38