Ter, 21 de novembro de 2017, 15:57

I Feira de Estágios da UFS promove interação entre estudantes e mercado de trabalho
Evento segue até esta quinta, 23, no Centro de Vivência
Evento integra as atividades da 4ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac). (fotos: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

Na manhã de hoje, 21, alunos tiveram a oportunidade de conhecer e se aproximar de empresas e instituições parceiras da UFS através da I Feira de Estágios, promovida pela Divisão de Estágios e Bolsas (Dieb), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A feira faz parte da programação da 4ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac) e segue até a próxima quinta-feira, 23, no Centro de Vivência, campus de São Cristóvão.

Veja a programação completa da Semac

Alaíde Hermínia, pró-reitora de Extensão, acredita que este momento é oportuno para que os alunos conheçam as possibilidades do mercado. “O objetivo dessa feira, além de fazer com que os alunos entendam o papel da Central de Estágios da UFS, é aproximá-los das empresas, criando caminhos através de convênios e cadastros”, afirma.

Ainda segundo a pró-reitora, as atividades da feira foram pensadas para preparar os alunos para o mercado. “Hoje nós contamos com essa exposição dos parceiros e amanhã teremos uma roda de conversa sobre integração de ensino e serviço; na quinta teremos oficinas de currículos”, diz. “Nós pensamos em atividades que pudessem, juntas, dar essa noção da necessidade do aluno se inserir nessas possibilidades de trabalho”.

Ensino e mercado de trabalho

Para a pró-reitora de Extensão Alaíde Hermínia, o objetivo da feira é fazer com que os alunos entendam o papel da Central de Estágios da UFS e aproximá-lo das empresas.

Claudio Santos, do curso de Administração, participa da feira não apenas como estudante, mas também como representante de uma das instituições que montaram estande no evento, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Claudio conta que não é a primeira vez que participa de eventos voltados para a integração dos estudantes com o mercado de trabalho. “Já participamos de outros eventos que a UFS realizou voltados para estagiários. Agora está sendo uma boa experiência porque estão todos bastante engajados, têm muitas pessoas que estão vindo nos procurar justamente para ter essa experiência diferenciado para colocarem em prática o que está aprendendo em sala de aula”.

Outras instituições como a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) também estão presentes na feira.

O estudante de Engenharia Mecânica Amadeus Porto vê na feira uma oportunidade de ter novas experiências através do contato com as empresas. “Está sendo uma experiência muito boa, deixei currículos e ficarei esperando uma oportunidade de estágio. Essa feira é importante porque traz a empresa para perto da gente. Se a empresa já estiver dentro da universidade e próximo de nós acaba sendo melhor porque já vamos direcionados”, conta.

Programação

Serviço Social do Comércio (Sesc) e Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) também estão presente na feira.

A programação da I Feira de Estágios segue até a próxima quinta-feira, 23, e conta com atividades durante todo o dia, com mesas redondas, palestras e oficinas.

Confira a programação completa aqui.

Semac

Com o tema “Qualidade e desempenho acadêmico”, a IV Semana Acadêmica da UFS (Semac) tem como objetivo integrar, articular e socializar a produção do conhecimento, o ensino, a extensão, a inovação, a arte e a cultura para, efetivamente, construir uma universidade solidária, ancorada na realidade social. O evento vai de segunda, 20, a sexta, 24.

IV Semac UFS | Feira de Estágios

Atualizado em: Ter, 21 de novembro de 2017, 16:38